A Importância dos grupos de jovens na Igreja

Foto: Sandra Felix / Pascom

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia." (Mt 5,7) Este foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para a Jornada Diocesana da Juventude - 2016!

Bem-aventurado significa 'feliz'; Jesus afirma que a felicidade não está na vingança, mas no amor doado!

Em nossa Paróquia e Diocese, tal tema é vivido e experienciado de diversas maneiras, mas destacamos de forma particular as pastorais, os grupos e os movimentos juvenis, que buscam aprofundar esta característica primordial da identidade de Deus que é a misericórdia, especialmente neste período em que se celebra a Jornada Mundial da Juventude.

Segundo o Papa Francisco, a misericórdia é a melhor palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia - é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia - é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa quando vê com olhos sinceros os irmãos que encontra no caminho da vida. Misericórdia - é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado (Misericordiae Vultus 2).

A palavra misericórdia tem sua origem em duas palavras latinas - miserere (ter compaixão) e cordis (coração) - ou seja, significa sentir o coração. Misericordioso é aquele que é capaz de sentir o coração do outro e sabe entender suas dores e fraquezas. Em outras palavras, misericórdia é uma postura humana diante do outro. É reflexo da graça de Deus que nos move à reconciliação, ao perdão, para que sejamos sinal do amor de Deus pela humanidade.

Assim sendo, nos movimentos e grupos de jovens da Igreja, cada cristão deve reger sua vida a partir da fé assumida pessoalmente e vivida intensamente através de gestos misericordiosos, assim como Jesus fez e ensinou.

Neste sentido, tem papel fundamental o setor juventude, o qual levará os jovens a decidirem a respeito do tipo de pessoa que querem ser, o que devem escolher, o que precisam deixar de lado e o que lhes parece imprescindível, pois o futuro, depende ou é resultado de nossas escolhas.

Quando o jovem encontra o Evangelho, por intermédio das pastorais, dos grupos e movimentos juvenis, acolhe o porquê último de sua vida, pois o mesmo apresenta novidades fascinantes. Diante disto, é papel dos grupos da Igreja oferecerem aos jovens uma lógica diferente daquela que lhes é proposta pela sociedade líquida, que difunde diariamente uma cultura do provisório, do descartável (Guimarães, Almir. Evangelização dos jovens. Revista de Espiritualidade Grande Sinal: Vozes, 2016).

De acordo com o Papa Francisco, "a Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês!"(XXVIII JMJ no RJ em 2013).

Assim sendo, os grupos de jovens da Igreja devem possibilitar o encontro de um mundo diferente por meio dos valores vividos e pregados por Jesus Cristo. Esta é a tarefa primordial da Igreja, pois, somente por essa experiência de proximidade de Cristo é que brotará no coração de cada qual uma alegria interior.

Em nossa Diocese, essa proposta se concretizará através da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) que acontecerá de 29 a 31 de julho de 2016 na Paróquia Sagrada Família e na Catedral São Dimas, na região central. Este evento se caracteriza com o formato da Jornada Mundial da Juventude que será realizada na Cracóvia, Polônia.

Você que é jovem, é o nosso convidado especial para experienciar de forma profunda a misericórdia de Deus, através de muita animação, oração, catequese, peregrinação, adoração, teatro e shows, pois "a Igreja é jovem". "Vinde a Ele e não tenhais medo. Vinde dizer-Lhe do mais fundo dos vossos corações: Jesus, confio em Vós! Levai a chama do amor misericordioso de Cristo aos ambientes da vossa vida diária e até os confins da terra," nos exorta o Papa Francisco.

Ver

Há quem diga que o amor é um riacho...

É bonito,
É bonito
e é bonito!

Existe um jeito de amar ao qual se chama ÁGAPE. É o amor de quem comunga junto todas as experiências da vida. Não pára no sexo, não depende de sexo, pode existir sem sexo.

É partilha de tudo: alegrias, lágrimas, esperanças, verdades e segredos, cruzes e transfigurações, momentos bons e ruins, longe, perto, em todas as circunstâncias.

É sereno, bonito e abrangente. Não gravita em torno do prazer carnal, e, sim, da alegria de estar junto e de sonhar juntos e serenos.

O amor ÁGAPE não nega nem teme a sexualidade, mas sabe assumi-la no seu contexto pleno. Se é amizade, é amizade; se é namoro, é namoro; se é casamento, é casamento.

Os impulsos são controlados e canalizados em função da relação que os dois decidiram viver.

O amor ÁGAPE nunca é atrevido, nunca se descontrola, não força o outro a nada, não perde a cabeça, não passa dos limites, não faz agora, para se arrepender depois.

Ver